segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUEM É MAIS IMPORTANTE: MEMÓRIA OU INTELIGÊNCIA?

Aproveito para inserir um texto bem interessante do craque Renato Alves.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um pergunta que me fazem com frequência em meus workshops: Quem é mais importante: Memória ou inteligência? Resposta: Memória!
Inteligência é a capacidade humana de fazer escolhas, de decidir, de interagir com o mundo. A maneira como interagimos com o mundo, a manipulação do conhecimento adquirido pode produzir idéias geniais. Mas para existir, a inteligência depende da memória tanto quanto um peixe depende da água.
Olhe ao seu redor, tudo o que você está vendo só é possível identificar por causa iron-manda memória. Por exemplo: Você está finalizando aquela fantasia de Homem de Ferro que irá utilizar no baile. Sobre a mesa tem um CD usado que irá para o lixo. A inteligência permite transformar o velho CD no círculo luminoso que vai ao peito do Homem de Ferro.
Conhecimento é memória adquirida e aumentando o conhecimento, amplia-se a capacidade de interagir com o mundo e produzir novas idéias, em outras palavras, quanto mais você alimenta a memória, mais amplia a inteligência.
Uma forma de aumentar a nossa base de dados mental é alimentarmos a memória de conteúdo relevante. Ler bons livros, viajar, assistir palestras, fazer cursos são opções que oferecem conteúdo de valor inestimável e que, bem manipulados pela inteligência, produzem idéias originais.
O mundo moderno é extremamente competitivo e concentração, boa memória e inteligência são recursos vitais. Vivemos na chamada Era da Mente, isso significa que força física não faz muita diferença para o sucesso. O mundo carece de novas idéias, de pessoas com conteúdo e habilidades diferenciadas. Invista em conhecimento. Boa memória é tudo!
Renato Alves – Especialista em Memorização
www.renatoalves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário