segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SABOTAGEM EMOCIONAL

Dentro da análise do comportamento das pessoas, é muito comum encontrar pessoas extremamente infelizes, chateadas e frustradas. Tenho plena consciência, de que o estado de graça constante, no mundo de felicidade é impossível. Até porque somos compostos por um conjunto de sentimentos e emoções resultados da sociedade em que vivemos. Somos produtos do meio, mas com extrema possibilidade de modificarmos o meio, sendo agente modificador, através da mudança de comportamento.

É comum, em nós, seres humanos, ter uma tendência natural em sermos desorganizados, não com relação a calça que ficou em cima da cama, o tênis no meio da sala, a camisa na cadeira da sala de jantar, me refiro a organização e um planejamento de vida.

Faça uma pergunta a você mesmo. O que eu quero ser amanhã? O que eu quero ter daqui a 2, 3, 5, 10 anos? Nossa! Serão, na maioria das vezes, respostas evasivas, como quero ser rico, quero casar, quero ter filhos, quero ter um monte de coisas, onde na verdade deveríamos ser mais precisos, se fôssemos organizados. Exemplo: Quero ter em minha conta bancaria 500mil reais em 8 anos, quero ter uma casa de 2 pavimentos, de 250m², na cor amarela, de frente para a praia daqui a 4 anos, ou até mesmo casar com a mulher do vizinho, qualquer coisa que possa ser mensurável, específica, alcançável mediante um planejamento pré elaborado com as tarefas e compromissos que tem que ser feito para chegar na sua meta final.

Poderia lembrar uma pequena historia do Mágico de Oz, onde a pequena Dorothy, encontra o Gato de Botas, na árvore, no meio de uma encruzilhada, o qual ela pergunta. Por onde devo ir? e o Gato responde com uma pergunta. Para onde você quer ir? e a Dorothy, quero sair daqui, o Gato na sua inteligência falou: Ja que você não sabe para onde quer ir, qualquer uma das opções que você escolher, vai chegar a algum lugar.

Muito sábia a história, porque fica bem claro que se você não sabe qual é a sua missão, o seu objetivo específico, qualquer decisão que tomar não vai fazer nenhum grande efeito, você será levado pela maré, apenas.

O pior de toda essa situação, é quando você vive a sua vida, para provar para outras pessoas, o quanto que você é independente, forte, inteligente, sábia, que adquire os bens materiais para mostrar o quanto você pode tudo. Essas pessoas tem um dom natural de auto-sabotarem, o sentimento de sempre mostrar aos outros o quanto é auto-suficiente, leva às frustrações constantes. O sentido de auto-realização não chega nunca. A sensação que se tem, é de você comprar a casa dos seus ``sonhos`` ou o carro potente e não se sentir auto realizado, porque tudo aquilo que se vive e se quer, são sonhos de outras pessoas, não são seus.

Ainda tem algumas pessoas, que se afastam de outras, que são mais ``inteligentes``, ricos, experientes, estão bem na vida, por querer esconder a sua inveja. O fato de estar perto delas, os incomodam tanto que é mais fácil se afastar, perder oportunidades e falar mal delas, como se com isso, o seu próprio EGO fosse amaciado. É bem verdade que esses seres nunca chegarão onde as pessoas que ele inveja, estão. Você não adquire coisas de que não gosta, de que fala mal, do que critica. Exemplo: Você namoraria uma pessoa que você sempre fala que é chata, feia, rabugenta, incompreensível? O seu cérebro automaticamente fará um trabalho inconsciente de nunca ter aquilo, a mesma coisa acontece para os desejos da vida. Do que adianta querer ter um carrão, um ix35, se na primeira oportunidade de que você o vê com alguém, já vai criticando que quem o têm é ladrão, roubou dinheiro de algum lugar para ter o carro, ou que a pessoa que estar lá dentro é um safado, já pensou que amanhã poderia ser você? O seu subconsciente trabalha 20% para gerar 80% de conseqüência no seu consciente.

Aproveite, una-se a essas pessoas, aproveite o que eles tem para compartilhar que isso só fará com que você cresça. Isso ajudara bastante para definição de metas, objetivos e missões, faça o seu planejamento de vida. Faça com que as realizações sejam suas. Ser uma super dona de casa, ser uma super mãe, um super pai, um super chefe, uma super esposa, para mostrar as outras pessoas, não trarão realizações, só frustrações, desde que você tenha como objetivo próprio ter as características acima, por um bem estar próprio.

A vida é sua para você ser importante pra você mesmo, naquilo que te preenche, que te valoriza como pessoa, essência própria.

Um comentário:

  1. ...comecei o dia com novas "impressões da vida"...bom ter alguém para nos fazer refletir e ver que a felicidade é simples e está ao alcance de todos,desde que tenhamos a sensibilidade de perceber o que de fato é importante...abração...estarei sempre fazendo uma visitinha.rsrs =) ♥

    ResponderExcluir